sábado, 26 de dezembro de 2015

Cirurgia para retirar a pedra no rim

Então vamos lá: uma vez identificado o cálculo renal e diagnosticado que ele não vai ser expelido sozinho (porque é muito grande, porque você tem uma estenose, porque já esperou os 15 dias e nada aconteceu, ou por algum outro motivo), chega a hora de definir como vai ser a cirurgia. E se você acha que a dor parou e que tudo bem deixar a pedra lá, pode esquecer: é problema na certa! Uma pedra parada no seu ureter pode causar problemas sérios - como a passagem de urina fica bloqueada, seu rim começa a inchar, inchar, até que começa a perder suas funções. Além disso, você pode pegar até uma infecção. A gente quer evitar isso, certo? Então encaremos o centro cirúrgico.




Eu não sou médica, não entendo nada de termos técnicos e talvez fale um pouco de besteiras aqui, mas vou tentar ser o mais clara possível. Nas duas vezes em que passei por esse problema, aconteceu exatamente a mesma coisa, então vou contar como se fosse tudo uma coisa só.

Antigamente, era muito comum entrar na faca por causa de pedra no rim. Graças aos avanços da medicina, hoje em dia dá pra fazer tudo por vias endoscópicas (não precisa fazer nem aqueles cortinhos da laparoscopia). Funciona assim: um caninho entra pela uretra e vai subindo pelo ureter até o rim. Ele acha a pedra, pulveriza com laser, pega os pedacinhos e traz tudo pra fora. Fácil, não? Mais ou menos. 

Na primeira vez em que passei por isso, fui alegre e contente achando que tudo ia se resolver. O problema é que na cirurgia foi descoberta uma estenose (meu ureter quase fecha em determinado ponto), e o instrumento não passaria por ali. Então, foi colocado o duplo J (beeeem fininho) pra ~dar uma alargada~ no ureter e permitir a passagem da urina enquanto eu esperava por uma outra cirurgia (em torno de um mês). Essa cirurgia, sim, me livrou das malditas pedrinhas. Se eu não estou muito enganada, o nome dela é ureterorrenolitotripsia flexível. 

E se você está pra fazer essa cirurgia e está preocupado em sentir dor, pode ficar sossegado. É um procedimento tranquilíssimo. Já fiz tomando a raquianestesia (que eu achei uó, porque depois que você acorda, continua sem sentir as pernas por um bom tempo e ainda precisa usar sonda) e tomando a anestesia geral (que eu achei mil vezes melhor), mas não sei qual a diferença de indicação - talvez seja uma preferência do seu médico ou do hospital.

Eu sei que essa é uma cirurgia bem carinha e não faço ideia como isso funciona pelo SUS. Infelizmente, como são os serviços públicos desse país, tendo a acreditar que ela inexista ou que o tempo de espera seja próximo ao infinito. Então, se você tem plano de saúde, certamente seu médico vai indicar esse procedimento. 

No próximo post, vou falar sobre o pós-cirúrgico e a o temido duplo J, ok?

11 comentários:

  1. Olá, pode me dizer o que são esses 15 dias esperando para a pedra sair. Quer dizer que elas já estão na bexiga e deveriam ter saído?
    As minhas 8 pedras estão nos rins e já se passaram 15 dias da cólica que me fez descobrir elas.
    Já agendei a cirurgia mas estou com receio de ter me precipitado e não ter esperado elas saírem sozinhas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Então, no meu caso, todas as vezes em que tive cólica renal, é porque alguma pedra já tinha saído do rim e a orientação sempre foi esperar por volta de 15 dias pra ver se ela saía sozinha (se saísse, as outras que estavam lá paradinhas dentro do rim continuariam como estavam).
      Pra te falar a verdade, sempre ouvi dizer que as pedras dentro do rim não doem (só quando saem) - não sei se é verdade. No seu caso não tem nenhuma descendo pelo ureter?

      Excluir
  2. Então, eu fiz a tomografia e nela mostra que todas estão nos rins.
    Acredita que nao sabia das pedras?
    Foi a primeira cólica que tive.
    Mas a princípio a bexiga está livre de pedras.
    Obrigada por responder.
    Bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, rs, normalmente é assim que a gente descobre mesmo. Mas então, mesmo com todas no rim, te indicaram fazer a cirurgia? Não sei se isso é comum, mas pelo menos evita sofrimentos futuros hehe.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Se estçao no rim, vc não deve sentir dor. O problema é quando ela está no canal da urina (Uretra). o canal é de 3mm, eu tinha uma pedra de 7mm intalada. A dor é insuportável, vomitei 5x de dor. Nem morfina aliviava.

      Excluir
  3. O que vai definir se vc vai tomar a anestesia geral ou a raqui é o local da pedra, se estiver muito em cima perto do pulmão ou torax vai a geral, se tiver mais abaixo vai vai a raqui. Eu fiz 2 cirurgias e todas foram geral,a primeira fiquei com um dreno nas costas por dias 10 (nefrolitotripsia percutânea), sofri feito cão e a segunda foi ontem (ureterorrenolitotripsia flexível) e já estou em casa com a cordinha e morrendo de medo do dia de tirar kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, não sei se é só isso. As minhas pedras sempre param no mesmo lugar e já fiz tanto com a raqui quanto com a geral.
      Putz, sei bem como é esse medo. Boa sorte aí!

      Excluir
  4. Olá eu gostaria de saber depois de quantos dias a dor ao urinar passa? Estou no meu segundo dia com o duplo j e toda vez que vou ao banheiro dói muito.

    ResponderExcluir
  5. Dia 03/12/2018 fiz uma cirurgia de retirada pedra nos rins , eu estava sofrendo antes do tempo, a dor é qdo vc esta com ela , depois que vc vai para cirurgia que vc leva uma raqui na coluna ja era meu, é maior de boa, vai por mim, coloquei o cateter duplo j e na retrada não doi nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra não doer só se tu fez anestesia..Eu fiz sem, a dor foi terrível..

      Excluir
  6. Sobre a raquianestesia e anestesia geral:

    No meu caso, eu fiz a raquianestesia, e o mesmo médico que fez em mim fez logo antes em um senhor anestesia geral, que saiu pouco tempo depois da cirurgia. Fiquei sabendo que esse senhor havia pouco comido no dia, devido a vomitar de dor e afim, enquanto eu havia almoçado no dia que fiz a cirurgia, no final da tarde. Então acredito que o médico opta pela anestesia geral se o paciente está em jejum, caso contrário, faz a raquianestesia.

    ResponderExcluir